Excluídos do Google Analytics

untitled-2.jpgHá tempos atrás, eu e um amigo estavamos voltando da faculdade e ele me perguntou com ar irônico: “Por que o Google Analytics não diz se os usuários tinham Javascript habilitado?”. Sem pensar muito, respondi que não sabia e ele riu. Explicando: o Google Analytics usa o Javascript para ser invocado, não é possível um visitante ser “detectado” por ele sem ter o Javascript habilitado. Depois me pareceu óbvio, mas nunca havia pensado nisso.

Falando um pouco sobre o Google Analytics para os que não conhecem. Ele é um serviço gratuito oferecido, obviamente, pela Google que permite ter diversas informações e relatórios sobre os visitantes do seu site. Essas informações incluem desde a quantidade de visitas diárias até a resolução de tela ou qual versão do Java (Java mesmo, não Javascript! hehe) estava instalado na máquina dos seus leitores. Para a grande maioria acredito até que tanta informação seja inútil, pois muitos daqueles dados não influenciarão em nada no dia-a-dia do site.

Mas voltando ao javascript e Google Analytics, pensei em mais consequências dessa “exclusão virtual” e identifiquei algumas. Se o Analytics precisa do Javascript, é fácil perceber que qualquer acesso a conteúdos estáticos no seu servidor não estará nas estatísticas. Tudo bem, não faz sentido querer saber quantas pessoas acessaram o arquivo de CSS de um site, mas se o site disponibiliza arquivos para download, há muito interesse em saber quantas pessoas estão baixando tais arquivos. Outro problema que eu percebi seria nos acessos aos feeds RSS do site que, cada vez mais populares, não seriam contabilizados pois são arquivos xml.

Não imagino nenhuma solução que resolva o problema continuando a usar o Google Analytics, só pensei em soluções alternativas usando Content-Type e um sistema próprio para coletar os dados e criar as estatísticas. Mas deixarei esse assunto para um artigo futuro.

Será que é possível resolver o problema usando ainda o Google Analytics? Se você tiver alguma idéia, compartilhe nos comentários. Abraços!

Uma ideia sobre “Excluídos do Google Analytics

  1. Lg

    ahuahauhauh! Obrigado pela citação! 😛

    Quanto ao download de arquivo, o Google Analytics pode sim fazer a estatística. O evento do clique do mouse é lido pelo javascript e portanto pode fazê-lo. Aliás ele o faz, ele não dá uma contagem de cliques em cada link de uma determinada página? Logo, se você tem um link para download, ele é contado…

    Parabéns pelas atualizações no seu site… eu tenho que tormar vergonha na cara e continuar o meu 🙁

    Até a próxima…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *