Nesse tutorial vamos preparar um ambiente de desenvolvimento Ruby on Rails numa máquina Ubuntu. Partiremos de uma instalação padrão do Ubuntu 11.10, sem nenhum pacote extra instalado, e seguiremos o passo-a-passo de como instalar o Ruby enVironment (Version) Manager (RVM), Ruby e Rails. No momento em que escrevo esse tutorial, as versões atuais deles são RVM 1.10.2, Ruby 1.9.3 e Rails 3.2.1, mas o passo-a-passo deve funcionar com outras versões próximas.
“RVM é uma ferramenta de linha de comando que permite a você facilmente instalar, gerenciar e trabalhar com múltiplos ambientes de interpretadores Ruby e conjuntos de gems.”
Para a instalação do RVM, precisaremos da ferramenta curl. Como essa não vem instalada, instalaremos executando o seguinte comando em um Terminal:
Agora podemos instalar o RVM executando:
Terminada a instalação, usaremos o comando abaixo para acrescentar ao nosso arquivo .bashrc a carga do RVM:
Feito isso, feche o terminal atual e abra um novo para verificarmos se a instalação foi feita corretamente. Execute o seguinte comando:
Deverá aparecer uma mensagem parecida com a abaixo para confirmar o sucesso da instalação. Caso contrário, algo não deu certo na instalação do RVM.
Antes de seguir para a instalação do Ruby 1.9.3, devemos instalar alguns pré-requisitos informados pelo seguinte comando:
Ou seja, devemos executar a seguinte instalação de pacotes:
Agora chegou o momento de instalarmos o Ruby 1.9.3, execute o comando abaixo e aguarde os downloads e o fim da instalação, que pode demorar um pouco.
Depois da instalação, devemos informar ao RVM que essa será a versão do Ruby a ser utilizada por padrão.
Podemos verificar a eficácia do comando anterior analisando a saída do seguinte comando:
A última instalação que precisamos é da própria gem do Rails:
Para finalizar, criaremos um projeto utilizando o banco de dados sqlite3 (que é o padrão do Rails). Abra um console e vá até a pasta onde deseja criar o projeto, executando o comando abaixo será criada uma pasta com o nome do projeto e toda a estrutura de um projeto Rails dentro.
Caso queira utilizar bancos de dados MySQL em seu projeto, execute os comandos abaixo para instalar o servidor, o cliente e a gem MySQL. Será solicitada uma senha de acesso para o usuário root do banco.
gem install mysql2
A criação do projeto utilizando MySQL deverá ser feita com o seguinte comando:
Pingback: rodrigoaguas.com - Artigo » Deploy de aplicação Ruby on Rails no Heroku
Por favor se for possivel me informe como que eu posso instalar o pg do postgresql para criar uma banco de dados no rails.
É porque eu já fiz todos esses passos e apresentou erro.
obrigada.
Fernanda,
No post Deploy de aplicação Ruby on Rails no Heroku eu explico como instalar o PostgreSQL, dê uma olhada nele. Se não resolver, volte a falar, mas informe o erro que está dando, para que seja possível ajudar.
Abraços.