Instalando RVM, Ruby e Rails no Ubuntu

Nesse tutorial vamos preparar um ambiente de desenvolvimento Ruby on Rails numa máquina Ubuntu. Partiremos de uma instalação padrão do Ubuntu 11.10, sem nenhum pacote extra instalado, e seguiremos o passo-a-passo de como instalar o Ruby enVironment (Version) Manager (RVM), Ruby e Rails. No momento em que escrevo esse tutorial, as versões atuais deles são RVM 1.10.2, Ruby 1.9.3 e Rails 3.2.1, mas o passo-a-passo deve funcionar com outras versões próximas.

RVM é uma ferramenta de linha de comando que permite a você facilmente instalar, gerenciar e trabalhar com múltiplos ambientes de interpretadores Ruby e conjuntos de gems.”

Para a instalação do RVM, precisaremos da ferramenta curl. Como essa não vem instalada, instalaremos executando o seguinte comando em um Terminal:

sudo apt-get install curl

Agora podemos instalar o RVM executando:

bash -s stable < <(curl -s https://raw.github.com/wayneeseguin/rvm/master/binscripts/rvm-installer)

Terminada a instalação, usaremos o comando abaixo para acrescentar ao nosso arquivo .bashrc a carga do RVM:

echo '[[ -s "$HOME/.rvm/scripts/rvm" ]] && source "$HOME/.rvm/scripts/rvm"' >> ~/.bashrc

Feito isso, feche o terminal atual e abra um novo para verificarmos se a instalação foi feita corretamente. Execute o seguinte comando:

rvm -v

Deverá aparecer uma mensagem parecida com a abaixo para confirmar o sucesso da instalação. Caso contrário, algo não deu certo na instalação do RVM.
rvm -v

Antes de seguir para a instalação do Ruby 1.9.3, devemos instalar alguns pré-requisitos informados pelo seguinte comando:

rvm requirements

Ou seja, devemos executar a seguinte instalação de pacotes:

sudo apt-get install build-essential openssl libreadline6 libreadline6-dev curl git-core zlib1g zlib1g-dev libssl-dev libyaml-dev libsqlite3-0 libsqlite3-dev sqlite3 libxml2-dev libxslt-dev autoconf libc6-dev ncurses-dev automake libtool bison subversion

Agora chegou o momento de instalarmos o Ruby 1.9.3, execute o comando abaixo e aguarde os downloads e o fim da instalação, que pode demorar um pouco.

rvm install 1.9.3

Depois da instalação, devemos informar ao RVM que essa será a versão do Ruby a ser utilizada por padrão.

rvm --default use 1.9.3

Podemos verificar a eficácia do comando anterior analisando a saída do seguinte comando:

ruby -v

A última instalação que precisamos é da própria gem do Rails:

gem install rails

Para finalizar, criaremos um projeto utilizando o banco de dados sqlite3 (que é o padrão do Rails). Abra um console e vá até a pasta onde deseja criar o projeto, executando o comando abaixo será criada uma pasta com o nome do projeto e toda a estrutura de um projeto Rails dentro.

rails new [nome do projeto]

Caso queira utilizar bancos de dados MySQL em seu projeto, execute os comandos abaixo para instalar o servidor, o cliente e a gem MySQL. Será solicitada uma senha de acesso para o usuário root do banco.

sudo apt-get install mysql-server mysql-client
gem install mysql2

A criação do projeto utilizando MySQL deverá ser feita com o seguinte comando:

rails new [nome do projeto] -d mysql

3 ideias sobre “Instalando RVM, Ruby e Rails no Ubuntu

  1. Pingback: rodrigoaguas.com - Artigo » Deploy de aplicação Ruby on Rails no Heroku

  2. fernanda

    Por favor se for possivel me informe como que eu posso instalar o pg do postgresql para criar uma banco de dados no rails.
    É porque eu já fiz todos esses passos e apresentou erro.
    obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *