Por que meu site não aparece no Google?

Você publicou um site na internet há vários dias e ele não aparece nos resultados de pesquisa do Google? Não fique desesperado, você não está sozinho. Muitas pessoas já passaram por essa situação sem saber o que fazer para resolvê-la, inclusive eu. Recentemente publiquei o site de um serviço muito interessante de scrapbook fotográfico em que montam um estúdio de fotos na festa para os convidados serem fotografados com mensagens para os noivos e, posteriormente, é feito um álbum com as fotos. Então, como já resolvi o problema com o site, deixo aqui algumas dicas para fazer seu site ser indexado pelo Google e aparecer nos resultados.

A primeira coisa a se fazer é verificar se de fato o site não está no Google, pois dependendo da pesquisa que foi feita ele pode não estar aparecendo nas primeiras páginas, causando a impressão de que não está lá. Pequise no google pelo seu domínio, no meu caso seria da seguinte forma: site:rodrigoaguas.com. Caso tenha encontrado o seu site, significa que ele está indexado pelo Google, porém não consegue aparecer entre os primeiros resultados para as pesquisas feitas. Nessa situação é necessário otimizar o site para buscadores, um bom livro sobre o assunto é o “Search Engine Optimization (SEO): An Hour a Day“.

No meu caso, o site realmente não estava sendo exibido no Google. Após algumas pesquisas, percebi que o meu site não tinha um arquivo robots.txt na raiz. Esse arquivo indica aos crawlers dos mecanismos de busca quais páginas do seu site podem ou não podem ser exibidas por eles. Segue um exemplo de arquivo robots.txt:

User-agent: *
Disallow: /pasta_que_nao_pode_aparecer

Colocando esse arquivo na hospedagem, tentei novamente a busca no Google e lá estava o resultado!

Uma ideia sobre “Por que meu site não aparece no Google?

  1. Emerson

    Achei muito boa sua observação sobre robots. Recentemente escrevi um manual que estou disponibilizando no meu sitio, pois muitos me perguntam: Como fazer meu site aparecer no Google? Espero ser útil. Parabéns pelo blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *